Das mais de 35 mil espécies de aranhas conhecidas, apenas cerca 25 espécies são nocivas ao homem. No Brasil, as espécies mais comuns são a aranha armadeira, a aranha marrom, a viúva-negra e a aranha de jardim. Muitas espécies vivem muito próximas ou até mesmo no interior de residências, o que acaba favorecendo o aumento do número de acidentes. Elas podem ser facilmente encontradas em frestas e buracos, entulhos, locais úmidos e escuros, entre outros. Acidentes com aranhas podem ser evitados colocando em prática medidas de controle de pragas urbanas.

Entre as espécies mais perigosas está a aranha armadeira. Ela mede aproximadamente 6 cm, corpo e pernas castanhos, possui fileiras de manchas claras no dorso do abdômen, são agressivas, podendo pular para picar. Os acidentes costumam ocorrer quando colocamos a mão em ambientes escuros, dentro de caixas, ao calçar o sapato, entre outros. A aranha pica ao sentir o movimento a sua frente, o que para ela é uma ameaça. Muito encontrada em plantações de bananas, onde é chamada de aranha de banana, elas são facilmente vistas nas frutas transportadas para outros países, onde causam acidentes.

Um dos métodos de controle de pragas usado contra aranhas é o da pulverização. O produto é aplicado nas possíveis áreas de infestação previamente identificadas. Geralmente, isso é feito em toda a área do chão, alto da parede e no meio de entulhos. Dependendo do grau de infestação, é possível aplicar o produto líquido com a atomizadora e assim atingir partes que na pulverização normal não atinge. Quando os aracnídeos percebem o ambiente infectado por praguicidas, eles retornam para as tocas.

Medidas de prevenção

As ações educativas orientadas nas áreas de risco são as melhores medidas de prevenção de acidentes e controle de pragas urbanas.
1 – Mantenha limpos os jardins, aparando e cortando a vegetação excedente;
2 – Em local muito arborizado, fechar portas e janelas da residência ao entardecer;
3 – Armários e gavetas devem ser mantidos fechados, pois são excelentes locais de abrigo;
4 – Sempre examine as roupas e calçados antes de usá-los, principalmente quando tenham ficado expostos ou espalhados pelo chão;
5 – Elimine frestas e buracos em paredes, assoalhos, portas, e vãos entre o forro e paredes.

Parceira no controle de pragas urbanas

Aranhas podem ser excelentes parceiras no controle de pragas urbanas em sua casa, já que elas matam milhares de insetos transmissores de doenças. Se houver muitas aranhas em casa: elas podem estar indicando a presença de alguma outra infestação. Elas não invadiriam seu lar sem um bom motivo.

Ligue para a Bom Preço

Consulte a Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço, empresa que realiza controle de pragas urbanas seguindo todas as normas técnicas vigentes. Dispomos de equipamentos avançados e profissionais experientes, que traçam a melhor estratégia para cada situação. Nosso atendimento é permanente, inclusive finais de semana e feriado. Fale com nossa central de atendimento e agende uma visita.