O controle de pragas é um conjunto de ações preventivas e corretivas, para impedir a atração, abrigo, acesso ou proliferação de vetores e pragas urbanas, como cupins, ratos, entre outras. Tais espécies podem trazer desde prejuízos ao seu patrimônio até serem agentes causadores de várias doenças. Os roedores, por exemplo, podem causar desde danos a computadores a transmissão da leptospirose. Existem receitas caseiras que ajudam a afastar pragas que entram em sua casa, mas o ideal é manter seu ambiente protegido e blindado, dificultando a entrada em sua residência. Além disso, existem serviços especializados em controles de pragas que podem resolver seu problema uma vez por todas.

O controle de pragas abrange medidas preventivas e corretivas. A primeira compreende as Boas Práticas de Fabricação/Operação e os trabalhos de educação e treinamento, visando evitar infestações. Já as medidas corretivas incluem a implementação de barreiras físicas e armadilhas. Tais medidas são complementadas pelo controle químico, que visa eliminar as pragas a partir da utilização de praguicidas (desinsetização e desratização). O controle químico, apesar da ênfase maior em ações preventivas, também está presente, mas tem papel coadjuvante, complementar às orientações de limpeza e higiene.

Você sabia que o serviço de controle de pragas só pode ser exercido por empresas licenciadas? O Código Municipal de Saúde de Porto Alegre, no Art. 153, preconiza que ficam sujeitos ao controle e licenciamento os estabelecimentos que exerçam atividades relacionadas com a saúde, como empresas controladoras de vetores e pragas urbanas, que atuam no município de Porto Alegre. Para emissão do Alvará de Saúde, as empresas devem cumprir o regulamento sanitário (Resolução RDC, da ANVISA, 52/2009 e 20/2010), que é de alcance nacional, e demais legislações de saúde pertinentes.

Mesmo as empresas sediadas fora de Porto Alegre deverão apresentar o documento expedido pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de suas sedes. Em Porto Alegre, a lista está disponível na página da Coordenadoria Geral de Vigilância Sanitária (https://goo.gl/MPU0WS). Além disso, as empresas de controle de pragas urbanas e vetores somente poderão utilizar produtos desinfestantes domissanitários com registro junto ao órgão competente do Ministério da Saúde, observada a técnica de aplicação e concentração máxima especificada, atendendo as instruções do fabricante, contidas no rótulo e obedecendo a legislação pertinente.

Contratar profissionais que cuidam do controle de pragas em Porto Alegre é muito importante para que mantenha sua família ou funcionários longe de possíveis doenças que esses parasitas podem causar. Consulte a Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço, empresa que atua há mais de 20 anos no controle de pragas urbanas e vetores. Dispomos de equipamentos avançados e profissionais experientes, que traçam a melhor estratégia para cada situação. Nossa empresa exerce seus serviços com o orçamento completamente gratuito, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Agende uma avaliação pelo (51) 3093-1363.