Chega o frio e poucas coisas conseguem ser tão desagradáveis quanto tirar uma roupa do armário e perceber pequenos furinhos causados pela temida traça. Esses insetos vivem em ambientes escuros e úmidos, mas ao contrário do que se pensa, são as larvas que se alimentam de matéria orgânica, como restos de comida, livros encadernados e alguns tecidos, como valiosas peças de roupa. Esqueça os inseticidas comuns. Como não costumam ter efeito muito duradouro, não são eficazes no combate às traças. O melhor é chamar uma dedetizadora 24 horas para fazer uma avaliação do ambiente e determinar a melhor forma de combater esses insetos.

Percebeu a presença de traças e ainda não chamou uma dedetizadora 24 horas? Retire as roupas do armário e lave todas as peças que tiverem sido perfuradas pelas larvas. Limpe bem o ambiente por completo para retirar os ovos do inseto e impedir que eles retornem. Como preferem a escuridão, o interior de guarda-roupas é o ambiente ideal para que depositem seus ovos. Por isso, é bom abrir as portas do armário para iluminar o ambiente e deixar no sol roupas guardadas há muito tempo. Vale também guardar as peças menos usadas em sacos plásticos, caixas ou mesmo guardá-las à vácuo, com sacos especiais para isso, que impedirão totalmente que os insetos danifiquem suas roupas.

Diferenças entre as espécies

A “traça dos livros” pertence à Ordem Thysanura, sendo a mais comum, a Lepisma saccharina. Essa traça nunca adquire asas ao longo da vida, suas pernas são adaptadas para correr sendo então, um inseto rasteiro. Já as “traças das roupas” pertencem à Ordem Lepidoptera e, ao contrário das traças dos livros, possuem um desenvolvimento biológico chamado metamorfose completa. Dos ovos nascem as lagartas (fase jovem) completamente distintas da fase adulta (mariposa). Dentro deste invólucro protetor, a lagarta se desenvolve alimentando-se avidamente de uma infinidade de materiais como tapetes, roupas de lã, tecidos, estofamentos, entre muitos outros. Isto significa que é a larva, e não a mariposa, que se alimenta das roupas.

Receitas naturais

A lavanda é um repelente natural para a traça. Alguns sachês perfumados espalhados pelo guarda-roupa ajudarão a manter suas roupas livres dos furinhos. Folhas de alfazema, eucalipto e hortelã podem, juntos, ter o mesmo efeito. Coloque as folhas em um saquinho de tecido fino e deixe no armário. Para uma eficácia maior, aperte o sachê de vez em quando ou dê uma sacudida para exalar mais perfume.

Dedetizadora 24 horas Bom Preço

Não perca tempo! Chame o quanto antes uma dedetizadora 24 horas para determinar o plano de ação contra as traças de roupas e outros insetos que estejam lhe incomodando. A Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço oferece diferentes soluções para o controle de pragas. Sua equipe analisa o ambiente para determinar a praga alvo, a melhor metodologia a ser aplicada e os melhores produtos disponíveis e autorizados pelo Ministério da Saúde. O procedimento padrão não coloca sua família nem colaboradores em risco. Ao final do serviço, fornecemos um laudo descritivo dos procedimentos realizados e assinado por um técnico habilitado responsável pelo serviço.