Os ratos são uma das pragas mais presentes nas cidades do mundo todo. Sua presença em áreas urbanas e rurais gera grandes perdas econômicas e problemas sanitários para o homem e o ambiente. Nos campos, ratos atacam e destroem plantações como a de milho, cana-de-açúcar, arroz e trigo. Eles também causam danos no armazenamento de ração e insumos através de roeduras, consumo e contaminação com fezes e urina. A desratização e outras ações de controles de pragas devem ser regulares em indústrias como a alimentícia, que necessita estar constantemente livres de agentes de contaminação para não comprometer a qualidade de seus produtos e serviços.

Receitas caseiras para a desratização dificilmente conseguem ser efetivas. O paladar é um dos grandes obstáculos para os formuladores de iscas raticidas, pois ratos são capazes capaz de detectar quantidades mínimas de raticida incorporado às iscas, gerando o seu refugo. O uso das ratoeiras são uma boa opção. Mas fique atento, o cheiro de um único rato morto já afastará os outros do bando.

Técnicas de desratização profissional causam um controle mais efetivo. Ele deve ser executado por profissionais especializados para localizar os focos da infestação de ratos e remover essa praga urbana do local com segurança. As técnicas mais usadas são:

– Comedouros ou cochos, com iscas associadas a essências aromáticas.
– Portas iscas, com isca tipo bloco parafinado associada a essências aromáticas.
– Pó de contato – placas de polietileno contendo o pó de contato associado ao princípio ativo do raticida, colocadas em áreas de alimentação.

Riscos à saúde

Além dos prejuízos econômicos, os ratos também representam um grande risco à saúde, pois são transmissores potenciais de várias doenças aos animais e ao homem, como salmoneloses, leptospirose, hantavirose, peste bubônica, febre aftosa, doença de newcastle, triquinose, entre outros. O modo mais correto de controle de ratos é a prevenção. Só coloque lixo em sacos fechados e em lugares altos. Sempre guarde os alimentos em recipientes fechados. Não deixe a grama alta em jardins e quintais.

Desratização com segurança

Prejuízos incalculáveis são registrados todos os anos como resultado direto da presença e ação dos roedores. Se sua empresa ou residência está precisando de uma desratização, fale com a Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço. Nossos técnicos esclarecem suas dúvidas e analisa o ambiente para determinar a praga alvo, a melhor metodologia a ser aplicada e os melhores produtos disponíveis e autorizados pelo Ministério da Saúde. Entre em contato com nosso plantão permanente pelo (51) 3093-1363.