O cupim ocupa as primeiras posições no ranking das pragas urbanas que mais causam dor de cabeça nas pessoas. Vorazes, eles se alimentam da celulose presente em papel, móveis e madeiras de estruturas construtivas. Residências e construções normalmente são atacadas por três tipos de cupins, os de madeira seca, os de solo (ou subterrâneo) e os arborícolas. Existem diferentes técnicas de descupinização, cada uma adequada a determinada situação ou espécie. Em função disso, é importante que seja feita uma análise minuciosa para identificar a espécie e assim definir o conjunto de técnicas de descupinização a ser aplicada.

ARBORÍCOLAS: Também conhecidos como brocas, esse tipo de cupim se alimenta de madeiras brancas, como pinus e cedrinho. O sinal de infestação em sua casa ou seus móveis é um pó bem fino,
que lembra fubá.

CUPINS DE SOLO: São também conhecidas como aleluias e não deixam pós nem farelos, ou seja, nenhum sinal de ataque. Por isso, só percebemos a presença deles quando o móvel já começa a quebrar. Atacam qualquer tipo de madeira, incluindo rodapés. É o tipo mais agressivo de cupim urbano. Para eliminá-los, é preciso tratar toda a área infectada, além de jogar o móvel fora.

CUPINS DE MADEIRA SECA: também chamados de bichinhos da luz. Seu sinal de ataque é um pó granulado, mais grosso do que o pó das brocas. Atacam madeiras brancas, como pino, pinus e cedrinho. Para eliminá-los, basta tratar o móvel atacado ou jogar fora.

Espante os cupins

Algumas medidas preventivas podem contribuir para o controle dos cupins:
1. Mantenha as portas e janelas fechadas durante as revoadas dos cupins na fase reprodutiva, que acontecem de setembro a dezembro;
2. Use madeiras tratadas nas construções e montagem de móveis;
3. Proteja a superfície exterior das madeiras com cupinicidas específicos;
4. Tape frestas e ranhuras nas quais os cupins possam se alojar.

Descupinização Bom Preço

Consulte a Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço, empresa que atua há mais de 20 anos no controle de pragas urbanas e vetores. Dispomos de equipamentos avançados e profissionais experientes, que traçam a melhor estratégia de descupinização. Oferecemos orçamento completamente gratuito, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Agende uma avaliação.