Parte do sistema hidráulico da casa e instalada próxima à saída da pia da cozinha, a caixa de gordura retém o detrito lançado à rede de esgoto. O equipamento atua como um filtro, impedindo que a gordura forme resquícios capazes de causar mau cheiro e entupir o encanamento. É importante realizar a limpeza da caixa de gordura, em média, a cada seis meses. Veja como limpar caixa de gordura entupida com essas nove dicas.

Uma rápida pesquisa na internet sobre como limpar caixa de gordura entupida resulta em vídeos e textos ensinando diferentes técnicas. Muitos dizem que a limpeza de caixa de gordura pode ser feita com soda cáustica. Mas isso faz com que a gordura permaneça na rede de esgoto e vá se acumular em outro ponto.

O objetivo da caixa de gordura é justamente conter estes resíduos. Não coloque produtos químicos, água sanitária, aditivos ou limpeza de drenagem em uma armadilha. Além de serem um risco para sua saúde, eles destroem bactérias benéficas para o ambiente e para sua caixa de gordura. Confira agora como limpar caixa de gordura entupida com esses dez passos:

Nove passos

1-  Separe os materiais de que vai precisar: luvas de borracha, sacos e pá de lixo, espátula e chaleira para ferver água;

2 – Ferva três litros de água e feche as torneiras – você não poderá abri-las durante o processo de limpeza;

3 – Coloque as luvas;

4 – Abra a tampa da caixa de gordura;

5 – Passe uma espátula em volta da caixa, retirando toda a sujeira acumulada na superfície;

6 – Jogue toda a gordura retirada dentro de sacos de lixo com a ajuda da pá;

7 – Coloque a água quente na caixa para soltar a gordura que ainda está acumulada nas paredes e retire os resíduos restantes;

8 – Lave a cesta com uma esponja, água e sabão. Uma dica é usar uma esponja de aço para remover os resíduos mais resistentes. Passe água corrente nas laterais para facilitar a remoção;

9 – Abra a torneira e deixe escorrer um pouco de água.

10 – Recoloque a tampa e feche-a com a chave de fenda.

Serviço profissional

É importante lembrar que há empresas especializadas que realizam esse serviço para sua comodidade. O procedimento é feito através de caminhões tipo limpa fossa que possuem bomba de sucção e tanque para acúmulo do efluente. Após a realização desse serviço de limpeza, os dejetos coletados devem ser encaminhados para o local adequado, onde poderão ter o correto descarte e um possível reaproveitamento. Para que este tipo de serviço seja realizado corretamente, é preciso de técnicos bem treinados e equipamentos qualificados.

Chame a Bom Preço

Buscando um serviço de limpeza de caixa de gordura que seja rápido e eficiente? Ligue agora mesmo para a Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço, empresa que conta com profissionais competentes, treinados e equipados para realizar a mais diversa gama de serviços relacionada a problemas com encanamento e elementos similares. Atendemos 24 horas por dia, sete dias por semana, tanto pequenas residências, como grandes empresas. O orçamento é gratuito.