A limpeza de calhas deve ser feita periodicamente. Entretanto, o momento mais importante é antes do período das chuvas. Pois o excesso de água pode ser devastador, caso as calhas estejam entupidas ou com sujeira acumulada.

As calhas que ficam em volta do perímetro do telhado servem como um ponto de convergência para drenar a chuva. Toda a estrutura de calhas cria um fluxo de água que leva a um cano principal, que no cenário ideal, conduz o líquido para a rede pluvial. Porém, quando existe muita sujeira nestes caminhos, a água fica bloqueada, fazendo com que a calha se enferruje, transborde ou quebre.

Também é extremamente importante manter este fluxo de água livre de detritos para evitar que a estrutura da casa seja danificada. Quando a água é bloqueada nas calhas, ela pode criar vazamentos difíceis de detectar que, com o tempo, podem resultar em danos internos nas paredes e no teto, causando um problema que vai custar milhares de reais em reparos.

Além disso, é importante notar o ponto final do deságue. Se a água não estiver sendo conduzida para a rede pluvial, ela pode se acumular em volta da casa e causar problemas no piso, erosão no solo, alicerce, ou mesmo na calçada, se esta for próxima. Caso haja um jardim ou quintal com grama, a água pode destruir a vegetação por excesso de irrigação.

Adicionalmente, pequenos animais, como pássaros, podem decidir fazer ninho na sujeira das calhas e deixar seus excrementos. A presença de matéria orgânica e água leva a formação do mofo, o que contribui ainda mais para o entupimento da calha. E a água empoçada por mal escoamento também pode causar crescimento de mofo e bolor durante os meses mais quentes. Criando uma situação de risco para os proprietários, não só pelos danos estruturais, mas porque pode criar focos de mosquitos, como o Aedes aegypti.

Limpeza de calhas

Por ser um trabalho que precisa ser feito em altura, normalmente lidando com água em alta pressão, a limpeza de calhas só deve ser feita por profissionais. Por isso, se você precisar realizar esta limpeza, conte com a Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço. Nossa empresa conta profissionais capacitados, com as normas técnicas necessárias, equipamentos corretos e um atendimento diferenciado.

Estamos há mais de 25 anos realizando serviços de soluções ambientais em todo o estado. Entre em contato pelo número (51) 3093-1363 e solicite um orçamento gratuito. Nosso atendimento é 24 horas.