A confirmação de um terceiro óbito por Leishmaniose Visceral Humana colocou Porto Alegre em situação de emergência epidemiológica e a região metropolitana em alerta. O vetor da doença é o mosquito-palha, inseto que mede cerca de 3mm e tem como principal característica o fato de pousar e manter as asas eretas. Entre as formas de combater o mosquito está a desinsetização e medidas de saneamento básico.

Como os vetores se multiplicam mais em áreas rurais e com muita matéria orgânica, é preciso manter a limpeza dos pátios. Moradores de locais por onde o inseto circula devem fazer uma desinsetização do ambiente, além de usar mosqueteiros e repelente. É imprescindível o cuidado com os cães de estimação, pois eles são o reservatório do parasita. O mosquito-palha pica um animal contaminado e, ao picar outro animal ou ser humano, transmite a leischmaniose.

Sobre a doença

A leishmaniose é uma doença que causa feridas grave na pele, atinge fígado, baço e medula óssea, provocando febre e problemas respiratórios. Se não for tratada cedo nos humanos, o índice de morte chega a 95%. Os animais infectados também podem ser tratados, apesar de haver a cura nesses casos.

Zonas de risco

Em Porto Alegre, as áreas consideradas endêmicas para a doença são os bairros Jardim Carvalho e Morro Santana. Todo caso suspeito deve ser notificado imediatamente à Vigilância em Saúde, por telefone, já no atendimento do paciente, quando o profissional suspeitar clinicamente do caso. Os exames sorológicos específicos serão encaminhados no momento da notificação.

Prevenção

– Evite construir casas e acampamentos em áreas muito próximas à mata;
– Faça uma desinsetização do ambiente;
– Use repelentes
– Instale telas protetoras em janelas e portas. Use mosquiteiros para dormir.
– Vacine seu animal anualmente com vacinas específicas para Leishmaniose.

Faça uma desinsetização

Consulte a Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço, empresa que realiza controle de pragas seguindo todas as normas técnicas vigentes. Um profissional qualificado fará uma análise do ambiente e a prescrição da melhor ação a ser adotada na desinsetização, assim como os produtos que serão aplicados. Sempre pensando na saúde e segurança das pessoas e pets do ambiente. Ligue agora e agende uma inspeção de nossos técnicos. O orçamento é gratuito.