Responsável por realizar o tratamento primário de esgoto doméstico, as fossas sépticas fazem a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. Em áreas onde não existe uma rede de coleta disponível, ela é a única forma de tratamento disponível e impede que a água servida seja jogada diretamente na natureza. Contudo, a eficiência desse sistema depende de uma manutenção regular e periódica, o que inclui o esgotamento de fossa. A falta de limpeza pode resultar em entupimentos e incômodos às pessoas, como os extravasamentos, mau cheiro e doenças.

Como já explicamos em outros artigos, as fossas são tanques instalados abaixo do solo e que recebe todos os dejetos da rede de esgoto de um imóvel. Neste tanque, através da decantação, a parte mais pesada segue para o fundo, as gorduras ficam no topo, enquanto que a parte líquida fica no meio e pode ser tratada através de processos anaeróbicos, para depois ser liberada no solo. O esgotamento de fossa consiste na sucção dos resíduos através de uma bomba de alta pressão. Se o material estiver muito sólido, ele precisa ser diluído em água, a fim de não danificar a bomba de sucção.

O esgotamento da fossa requer prática e habilidade. Infelizmente, são vários os casos em que os próprios moradores pioraram a situação, levando a inclusive a necessidade de troca da tubulação. Quando a limpeza é improvisada por uma pessoa não qualificada, alguns problemas podem passar despercebidos, como a presença de alguma infiltração ou se a tampa está bem vedada. Uma equipe que foi treinada para o serviço de esgotamento de fossa identifica esse problema e buscará a melhor solução. Sem falar no descarte do material contido na fossa, que deve ser encaminhado a estações de tratamento de esgoto.

Se a fossa séptica do seu imóvel está com o volume elevado, entre em contato com a Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço e faça um orçamento gratuito. Evite transtornos e contate uma empresa especializada no assunto, com anos de experiência e dedicação, atuante no mercado e disponível 24 horas para auxiliar seus clientes com uma equipe de técnicos altamente qualificados. Entre em contato com a Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço e conte com a garantia de um trabalho de esgotamento de fossa de qualidade. Atendemos 24 horas e sete dias por semana pelo (51) 3093-1363.