O

As fossas sépticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. O efluente proveniente de fossa séptica é gerado em sanitários, vestiários e restaurantes (após passar pela caixa de gordura). Limpezas regulares ajudam a prevenir resíduos sólidos de escaparem para o solo, evita entupimentos, mau cheiro e combate a proliferação de pragas. Por sua complexidade, o serviço de limpa fossa não deve ser realizado por amadores para que o esgoto não polua o solo e entre em contato com as pessoas, rios e transmita doenças.

Limpa Fossa

Para que não seja descartado em rios e no solo sem tratamento, o que prejudica o meio ambiente e a saúde pública, o serviço de limpa fossa deve ser feito por empresas especializadas e certificadas por órgãos competentes, que fazem a sucção e transporte por meio de caminhões equipados com bombas de vácuo que aspira os detritos contidos na fossa. Na hora de contratar uma desentupidora limpa fossa é muito importante pesquisar a idoneidade da empresa, pois muitas não possuem licenças dos órgãos ambientais e do município para operar. Lembre-se: o tratamento adequado de fossa pode diminuir os gastos com tratamentos de doenças de origem hídrica, valorizar a área urbana e valor de mercado de sua propriedade.

Entenda mais

Há um processo específico de limpa fossa para cada tipo de unidade. A limpeza tem como objetivo a retirada do lodo existente. O primeiro passo é escolher o dia e a hora mais adequados para a limpeza, já que o reservatório do imóvel não poderá ser utilizado durante o processo. De forma simplificada, esses são os passos do limpa fossa:

1 – Abrir a tampa da fossa e deixar ventilar. Gases inflamáveis se acumulam no interior do reservatório e podem ser perigosos.
2 – Retirar os resíduos acumulados com uma mangueira de sucção. Se o lodo está duro, deve-se utilizar água e um agitador próprio para o fim;
3 – O material retirado da fossa precisa ser transportado para um aterro sanitário ou recolhido por uma empresa especializada nesse tipo de transporte;
4 – Nunca esvazie completamente a fossa. Cerca de 10% do líquido deve ser mantido no reservatório para não interromper o tratamento que está em curso.

Desentupidora em Porto Alegre

Para resultados eficientes, conte com serviços de profissionais especializados, por saberem como proceder para uma manutenção adequada. Por isso, quando precisar de uma desentupidora com mais de 20 anos no mercado chame a Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço, que possui profissionais altamente qualificados, uma excelente estrutura que permite atender empresas, condomínios ou residências de qualquer tamanho. Ligue para (51) 3093-1363 e agende uma visita de nossa equipe técnica.