O entupimento da rede de esgoto causa inúmeros problemas, como transbordamento, contaminação do meio ambiente, bem como a proliferação de doenças. Para evitar transtornos, o melhor a fazer é manter o sistema em bom funcionamento através de medidas como a limpeza de esgoto preventivo. Também é importante estar com a caixa de gordura sempre limpa, seja nas residências ou nos estabelecimentos comerciais, além de evitar descartar resíduos sólidos pelo vaso sanitário ou mesmo pelos ralos dos banheiros e pias.

Algumas dicas de cuidado e limpeza de esgoto ajudam a resolver o problema, que na maioria das vezes é simples, mas requer paciência, habilidade e técnica.

Passo 1

Verifique a caixa sifonada – Verifique o estado da caixa sifonada, que precisa ter fecho hídrico maior que 50 mm. Analise se não há material orgânico acumulado em seu interior. O recomendável é que uma limpeza periódica, com a retirada de resíduos, seja feita uma vez por mês.

Limpe a caixa de gordura – Avalie se há trincas e quebras na tampa ou na estrutura do acessório. Se necessário, substitua a tampa ou a peça inteira. A limpeza semestral ou anual evita entupimentos.
Você pode fazer sozinho ou chamar uma desentupidora para a retirada dos dejetos e sua limpeza.

Verifique as caixas de inspeção – De alvenaria ou PVC, esses tanques recebem o esgoto dos cômodos que não tem gordura, como banheiros e área de serviço, por exemplo. Para realizar a manutenção da rede de coleta, abra a tampa e observe se o fluxo de águas corre normalmente ou se há plantas e detritos que impedem a passagem.

Passo 2

Existem algumas soluções caseiras que ajudam na limpeza de esgoto, prevenindo maus odores e entupimentos. A dupla bicarbonato de sódio e vinagre é cheia de utilidades, incluindo a de prevenir entupimentos nos canos das pias e ralos. Despeje 100 gramas de bicarbonato de sódio na pia ou ralo. Em seguida, despeje 200 ml de vinagre branco. Assim que começar a efervescer, vede a abertura com um pano e deixe em repouso por 30 minutos. Passado esse tempo, despeje 300 ml de água morna.

Você também pode utilizar o fermento químico para acabar com o cheiro de esgoto. Aplique a mistura de 3 colheres de sopa de fermento em pó dissolvidas em 300 ml de água nos canos e deixe repousar de um dia para o outro. Por não conterem produtos corrosivos, essas soluções podem ser feitas uma vez ao mês, para evitar o entupimento dos canos e neutralizar odores.

Consulte a Desentupidora Bom Preço

Quem liga para a Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço procurando por um serviço de limpeza de esgoto e desentupimento encontra muito mais. Contamos com equipes multidisciplinares aptas a oferecer diferentes soluções para sua residência ou indústria. E o melhor, mesmo com toda esta estrutura, oferecemos os melhores preços da cidade.

Atendemos 24 horas por dia, sete dias por semana, tanto pequenas residências, como grandes empresas. O orçamento é gratuito.