A qualidade da água que consumimos está diretamente ligada as condições higiênicas dos reservatórios. Com o tempo a caixa d’água acumula lama e outras impurezas, o que provoca o surgimento de vermes e bactérias. A falta de limpeza de reservatórios de água também pode ocasionar entupimentos devido a sujeira acumulada no fundo da caixa. O ideal é que a limpeza e desinfecção dos reservatórios seja feita a cada seis meses. Aprenda aqui como limpar caixa d’água de sua casa!

Para se ter certeza que a limpeza realizada corretamente, o melhor é contratar profissionais qualificados e habilitados para a tarefa. Se optar por fazer o serviço por conta própria, reunimos algumas dicas importantes. A primeira é não utilizar escovas de cerdas metálicas e vassouras na limpeza de caixa d’água, assim como detergentes e qualquer tipo de sabão no procedimento de limpeza da caixa d´água.

Programe a limpeza com antecedência, prepare os materiais e equipamentos necessários, incluindo a solução com hipoclorito de sódio para que os organismos patogênicos que estão na caixa d’água sejam destruídos. É importante o uso de botas e luvas para realizar todo o processo, e de uma escada em caso de caixas elevadas.

Como limpar caixa d’água

– Feche o registro de entrada da caixa d’água;
– Esvazie o reservatório, deixando apenas um pouco do líquido para usar na limpeza.
– Separe alguns panos e água sanitária. Coloque luvas e sapatos de borracha para evitar o contato com a sujeira;
– Feche o expurgo do reservatório e as torneiras e com uma rolha, tampe a saída da água.
– Esfregue as paredes e o fundo do reservatório com panos de limpeza. Não use nenhum tipo de produto nesse processo. Apenas retire a sujeira esfregando o pano na estrutura da caixa. Jamais use objetos afiados;
– Após a limpeza completa, abra o registro de entrada e deixe a caixa d’água encher;
– Adicione um litro de água sanitária para cada mil litros de capacidade do reservatório. Deixe a água sanitária agir por duas horas;
– Passada as duas horas, esvazie novamente o reservatório;
– Lave a tampa e feche totalmente a caixa, anotando a data em que a limpeza foi realizada;
– Abra novamente o registro de entrada de água.

Chame a Bom Preço

A Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço oferece o serviço de limpeza de caixa d’água com suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. Contamos com uma equipe treinada e altamente qualificada que executa todas as etapas de desinfecção e limpeza de caixas e reservatórios d’água seguindo rigorosamente os padrões estabelecidos. A Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço oferece o serviço de impermeabilização e de controle de pragas da tampa. Entre em contato com nosso plantão permanente e agende uma visita.