Esquecer da limpeza da caixa d’água só traz problemas, principalmente para a saúde. Uma caixa da água sem higienização regular se torna um ambiente de proliferação de insetos, doenças como dengue e cólera, vírus e bactérias. Pode causar desde problemas leves como disenterias até problemas mais sérios como hepatite infecciosa e até sarna. Para evitar problemas assim, a manutenção e higienização de caixa d’água deve ser feita pelo menos a cada seis meses. Ao descuidar da higienização de caixa d’água você facilita o acúmulo de sujeira e a formação de colônias de bactérias, muitas delas patogênicas, que se fixam nas paredes da caixa.

 

Com a contaminação pela eliminação do cloro, a sujeira pode entrar pela tubulação. Odores e sabores desagradáveis na água também são consequência da presença destas partículas. Fique atento se mora em locais onde há problemas frequentes de corte no abastecimento de água. A presença de partículas estranhas também acontece quando falta água na rede de abastecimento. Por mais que se tenha cuidado, o fluxo pode voltar com areia, terra e outras sujeiras grudadas em tubulações antigas.

 

Outro importante cuidado na higienização de caixa d’água é com a conservação da estrutura do reservatório. Mais que riscos à saúde do consumidor, uma caixa d’água aberta e suja causa problemas para toda a sociedade. Além de comprometer a qualidade da água fornecida pelas empresas de abastecimento, a caixa suja pode ajudar na proliferação de doenças como a dengue.

 

Reservatórios de até mil litros podem ser limpas pelos próprios donos. Entretanto, a forma mais segura de limpar a sua caixa d’água é contratando uma empresa especializada. Residências ou prédios que captam água de poços também devem pedir uma desinfecção do reservatório e da rede interna. Para os locais com água fornecida pela rede de abastecimento, uma boa higienização de caixa d’água é suficiente. Mas lembre-se: segurança sempre em primeiro lugar. Se o local for de risco, recorra a empresas especializadas no serviço de limpeza de caixa d’água.

 

Agende uma avaliação com os técnicos da Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço, empresa que conta com profissionais competentes, treinados e equipados para realizar a impermeabilização e limpeza de reservatórios de água. Nosso atendimento é 24 horas e orçamento é gratuito. Entre em contato com nosso plantão permanente e agende uma visita.