Você sabia que a limpeza de caixa d’água deve ser periódica? Para garantir que o abastecimento de água em sua casa seja saudável e livre de impurezas, o indicado é realizar este procedimento de seis em seis meses. Algumas são de fibra de vidro, outras de fibro-cimento e concreto, mas da mesma forma, todas elas precisam ser devidamente limpas para saúde garantida de sua família.

Não lembra quando foi a última vez que você fez a limpeza de caixa d’água? Melhor garantir e fazer isso o quanto antes. No caso das residências, dependendo do tamanho e da localização reservatório, a limpeza de caixa d’água pode ser feita pelo próprio morador ou por um profissional. A exceção são as caixas d’água de prédios, condomínios e centros comerciais, cuja limpeza deve ser feita por empresas licenciadas.

Para quem preferir realizar a limpeza de caixa d’água por conta própria, nós preparamos um tutorial para auxiliar nessa tarefa. Confira abaixo:

Material necessário
— Luvas e óculos de Proteção
— Etiqueta adesiva e caneta
— Escada
— Escova de limpeza
— Esponja macia
— Balde
— Panos macios
— Água sanitária

Antes de começar
— Feche o registro geral (água da rua) ou amarre a boia da caixa d’água.
— Sem desperdícios! Consuma normalmente a água acumulada na caixa d’água.

Passo a passo

1. Prepare a caixa-d’água
Deixe um palmo de água na caixa-d’água (aproximadamente 15 cm).

2. Limpe a parte interna
Com um pano úmido e uma esponja macia, esfregue as paredes internas da caixa-d’água até retirar toda a sujeira acumulada. Depois, retire a água armazenada com a ajuda de uma esponja e um balde.

3. Prepare a solução desinfetante
Abra o registro de entrada, deixe a caixa-d’água encher até um palmo de altura e feche. Adicione a proporção de 100 ml de água sanitária para cada 100 litros de água. Misture para criar a solução desinfetante.

4. Desinfete a caixa-d’água
Molhe a escova na solução desinfetante e a esfregue nas paredes internas da caixa-d’água. Repita o processo por mais 3 vezes a cada 30 minutos ou assim que as paredes secarem.

5. Limpe a tubulação
Abra torneiras e acione descargas, deixando toda a água da lavagem sair e desinfetar o encanamento.

6. Lave a tampa
Lave a tampa da caixa-d’água esfregando com a esponja e com a mistura da água sanitária. Posicione a tela de proteção conforme as instruções do fabricante. Feche a caixa com a tampa. Abra o registro geral de entrada da água ou solte a boia.

7. Registre
O ideal é que a limpeza de caixa d’água seja realizada a cada seis meses. Para sua organização, anote na etiqueta a data de limpeza e cole na parte externa da caixa-d’água para programar a próxima data.

Limpeza de caixa d’água profissional

Contrate apenas empresas especializadas em limpeza de caixa d’água e com autorização da Vigilância Sanitária. Com a Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço você pode contar com profissionais altamente capacitados na limpeza de reservatórios de água e em serviços como transporte de água potável, controle de pragas, hidrojateamento, desentupimentos, limpeza de fossa e entre outros. Contate nossa central de atendimento e solicite seu orçamento gratuito.