Estar em dia com a limpeza de caixa d’água ajuda a evitar uma série de doenças e danos às tubulações. Sem contar que ajuda a combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, o vírus da zika, o chikungunya e até a febre amarela. A limpeza de caixa d´água pode ser feita de duas maneiras: por uma empresa especializada ou pelo próprio morador. De uma forma ou de outra, o importante é fazer o serviço a cada seis meses, como recomenda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Acontece que muitas famílias esperam o período de férias para voltar a atenção para a caixa d’água, o que não é recomendado. Segundo especialistas, é um erro limpar o reservatório só quando a água está barrenta. Pelo contrário. Não é pelo fato de não ver sujeira que ela não está lá. O intervalo da limpeza vai depender da localização da residência. Quanto mais longe da rede de abastecimento, mais suja a água vai ser.

Passo a passo para a limpeza de caixa d’água

Se optar por fazer o serviço por conta própria, reunimos algumas dicas importantes. A primeira é não utilizar escovas de cerdas metálicas e vassouras na limpeza de caixa d’água, assim como detergentes e qualquer tipo de sabão no procedimento de limpeza da caixa d´água. Programe a limpeza com antecedência, prepare os materiais e equipamentos necessários, incluindo a solução com hipoclorito de sódio para que os organismos patogênicos que estão na caixa d’água sejam destruídos. É importante o uso de botas e luvas para realizar todo o processo.

1 – Esvazie a caixa d’água;
2 – Escove bem as paredes e o fundo. Não use escova de aço;
3 – Lave bem a caixa com jatos fortes de água;
4 – Num balde limpo, faça uma mistura de um litro de água sanitária e cinco litros de água pura;
5 – Com um pincel de cerdas largas espalhe a mistura no fundo e nas paredes da caixa;
6 – Espere meia hora para que a solução de água sanitária possa agir, desinfetando a caixa;
7 – Lave novamente a caixa com um jato forte de água pura. É importante deixar a água escorrer. A caixa deve ficar vazia;
8 – Agora, é só encher de novo a caixa. Dentro de seis meses, repita a operação.

Consulte a equipe da Bom Preço

A Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço oferece o serviço de limpeza de caixa d’água com suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. Contamos com uma equipe treinada e altamente qualificada que executa todas as etapas de desinfecção e limpeza de caixas e reservatórios d’água seguindo rigorosamente os padrões estabelecidos. A Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço oferece o serviço de impermeabilização e de controle de pragas da tampa.
Agende uma avaliação com os técnicos da Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço. Entre em contato com nosso plantão de atendimento e solicite orçamento gratuito.