O reaproveitamento da água da chuva para uso não potável pode significar uma economia de 50% no consumo total. A chuva recolhida nas cisternas pode ser destinada à rega de jardins, e lavagem de piso e outros espaços. Esses reservatórios podem ser instalados em casas, apartamentos e condomínios. A qualidade da água está diretamente relacionada com o seu armazenamento. Por isso, é fundamental fazer a limpeza de cisterna a cada seis meses.

A água da chuva coletada normalmente em telhados e lajes de coberturas segue seu trajeto pelas calhas até os condutores verticais e horizontais e então às cisternas. Neste percurso – da área de captação à cisterna – devem ser utilizados filtros para separar os resíduos mais grosseiros. Eles funcionam como uma peneira, direcionando a água com detritos para a rede de drenagem e a parte filtrada para a cisterna.

Além da limpeza de cisterna, é preciso ter cuidado com as condições do equipamento. Isso inclui mantê-lo sempre com tampa e sem nenhuma abertura. A medida evita a proliferação de mosquitos ou mesmo a contaminação da água pela entrada de ratos ou insetos.

Como fazer a limpeza de cisterna

A limpeza de cisterna é feita em diferentes etapas e requer o uso de equipamento de proteção. Este trabalho, assim como o de limpeza de caixa d’água, não deve ser feito sozinho. Ele sempre deve ser realizado por duas pessoas: uma dentro e outra fora. Como é um ambiente confinado, pode acontecer da pessoa que está dentro passar mal ou cair. Quem está fora deve vigiar o outro e, em caso de necessidade, socorrê-lo imediatamente. Ao contratar uma empresa de limpeza de cisterna, verifique as licenças e os laudos que autorizam exercer este tipo de serviço.

Como ter uma cisterna

Ficou interessado em construir uma cisterna em casa? Existem algumas opções possíveis, e a escolha irá variar de acordo com suas necessidades. Você pode optar por modelos de alvenaria que demandam uma obra civil (mas têm grande capacidade), modelos pré-fabricados (mas que também precisam de obras por necessitarem ser enterrados). Se estiver procurando por opções mais baratas e que não necessitem de grandes obras, as cisternas de polietileno resistente são boas opções. Elas possuem uma instalação simples, já que são compactas e não precisam ser enterradas, o que diminui os custos de instalação.

Sobre nossa empresa

A Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço trabalha com equipamentos de última geração e técnicos capacitados para a limpeza de cisterna e reservatórios de água, além dos demais serviços oferecidos. A Desentupidora Bom Preço atende a industrias, residências, condomínios e comércio, através de serviços de hidrojateamento, limpeza de fossa, sucção de resíduos e entre outros. Entre em contato e solicite um orçamento sem custo nenhum.