Os reservatórios de água potável necessitam de alguns cuidados para que o armazenamento seja feito de forma segura. Rachaduras e infiltrações podem contaminar a água consumida expondo sua família a várias doenças, aumentar o consumo de água e até comprometer a estrutura do reservatório ocasionando maiores prejuízos e despesas. Além da limpeza periódica, a impermeabilização de caixa d’água também deve ser feita regularmente.

Uma impermeabilização de caixa d’água assegura a conservação da estrutura, diminuição dos riscos de entupimentos nas redes hidráulicas e menor grau de incrustações no interior das tubulações. O processo, no entanto, não é tão simples como parece. Trata-se de um serviço que requer conhecimento técnico tanto no processo de vistoria do local e posteriormente no processo de aplicação. É preciso considerar se as caixas d’água são suspensas ou enterradas. Além disso, o tipo de material também pode exigir procedimentos diferentes. Alguns materiais, como caixas de alvenaria e concreto, por exemplo, são mais suscetíveis a variações de temperatura, o que pode resultar no aparecimento de fissuras e trincas.

Avaliação profissional

O procedimento empregado na impermeabilização de caixa d’água deve avaliar essa dinâmica para que, no futuro, os materiais sobrevivam a variações de temperatura e o tipo de material usado na sua construção. Esses dois fatores serão analisados pelo técnico de impermeabilização na decisão do caminho a ser tomado. Por isso, busque sempre mão-de-obra especializada na aplicação dos materiais impermeabilizantes, pois melhor que seja o material ou sistema empregado, de nada adianta se o mesmo for mal aplicado. Por isso, descarte a ideia de fazer a impermeabilização de caixa d’água por conta própria.

Quando impermeabilizar?

A impermeabilização de caixa d’água deve ser refeita quando houver vazamentos visíveis nos reservatórios superiores ou infiltrações nos inferiores. Mas durante a troca de tubulações nos reservatórios, recomenda-se fazer nova impermeabilização ou reforçar a existente, pois esta substituição sempre causa dano ao sistema.

Consulte a Bom Preço

A equipe da Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço é treinada para efetuar qualquer atividade, tanto na limpeza como na impermeabilização de caixa d’água e cisternas. A experiência e qualificação de nossos técnicos garante que as estruturas dos reservatórios fiquem íntegras, conservando o local e evitando problemas futuros. Entre em contato com nosso plantão permanente e solicite um orçamento gratuito.