A limpeza da caixa d’água está em dia, mas a água está com gosto e odor ruim? A causa, segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e a Corsan, é a floração de cianobactérias no manancial, junto à foz do Rio Gravataí. A reclamação sobre a alteração no cheiro e sabor terroso da água são maiores em Porto Alegre e região metropolitana, como Canoas e Cachoeirinha. O Dmae assegura, no entanto, que a água é potável e própria para o consumo, conforme parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Por conta do aumento do número de reclamações, foi aumentada a adição de dióxido de cloro e carvão ativado no tratamento, com o objetivo de amenizar as alterações percebidas principalmente nas zonas Norte e Centro. A mudança no gosto e odor da água é uma situação que se repete anualmente conforme as condições climáticas.

Em nota, a Corsan sustenta que a “proliferação das algas deveu-se à combinação da incidência de sol, ao calor, à presença de nutrientes e ao movimento mais lento da água no manancial. A captação da água bruta servida a bairros de Canoas e Cachoeirinha é realizada no Arroio das Garças, localizado em Canoas. Com a estiagem da última semana, o nível do arroio diminuiu, fazendo com que a água do Guaíba entrasse no leito do arroio, misturando as águas.”

Limpeza da caixa d’água

Também é importante não descuidar da limpeza de caixa d’água e demais reservatórios de água potável. Com o tempo, sedimentos e outras sujeiras vão sendo depositadas nas paredes dos tanques e a tornam imprópria para o uso. Vários microrganismos podem estar presentes nas caixas d’água sem que os moradores notem. A falta de limpeza e a assepsia incorreta dos reservatórios provoca uma enorme lista de infecções que podem ser contraídas através de agentes transmissores que, devido à falta de higiene, podem estar na água. Por isso, é importante cuidar das instalações onde ela fica armazenada.

Gestão de resíduos

Além dos fatores climáticos, a liberação de esgoto in natura em rios que abastecem o Guaíba – como o Gravataí – aumenta o problema. Caixas de excesso, fossas sépticas e caixas separadoras em casas e condomínios que estejam trabalhando no seu limite acabam lançando diretamente seus resíduos de forma bruta na rede de absorção pública. Por isso é importante não descuidar da limpeza e manutenção periódica desses sistemas.

Conheça a Bom Preço

A Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço é uma empresa que atua no mercado de Porto Alegre e também atendendo todas as cidades do Rio Grande do Sul, com profissionais altamente capacitados nos serviços de desentupimento, limpeza de caixa d’água, limpeza de fossa e transporte de resíduos. A empresa busca sempre trazer as melhores soluções nos serviços prestados e oferecendo sempre o melhor aos clientes com um acessível e bom preço. Ligue agora mesmo e solicite seu orçamento gratuito.