Toda empresa que atua no setor alimentício precisa seguir as normas de higiene determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em geral, cozinhas já são acumulam sujeira de todos os lados. Mas quando falamos de uma cozinha industrial, o quadro é ainda mais severo. É vapor, gordura e poeira impregnando áreas de difícil acesso e remoção, levando a necessidade uma profunda limpeza de coifa, pisos, paredes e bancadas.

Numa cozinha industrial, a coifa tem a função de renovar o ar através do processo de sucção, filtragem e exaustão por meio de dutos, que podem ter saída pelo teto, pelas laterais, pelo forro ou pela parede. Caso a limpeza de coifa não seja feita periodicamente, a cozinha começa a ficar com as paredes e chão engordurados. Para piorar, a fumaça torna o ambiente desagradável e insalubre. Além de ficarem impregnados de gordura e sujeira, a coifa e dutos acabam se tornando um ambiente propício para proliferação de bactérias. Assim, alimentos podem ser contaminados.

Gases inflamáveis

Para completar, quanto maior a demora para realizar a limpeza de coifa, mais difícil fica para realmente remover toda sujeira, que acaba oxidando e dificultando a completa remoção. Outro risco oferecido pela falta de limpeza de coifa e de todo sistema de exaustão é o acúmulo de gordura e gases em seu interior, que podem causar explosões e incêndios. Infelizmente, a ocorrência de casos é cada vez mais frequente, principalmente em shoppings, praças de alimentação e redes de fast food.

Quando realizar a limpeza de coifa?

Seguir as regras da Anvisa garantirá um padrão de qualidade mínimo para o seu estabelecimento, permitindo que sua empresa funcione sem nenhum problema legal. A limpeza de coifa e dutos deve ser realizada regularmente, mas não há um prazo determinado. O ideal é que seja feita regularmente uma vistoria no equipamento. Quando sujeira e gordura começarem a aparecer, está na hora de realizar a limpeza para evitar maiores problemas!

Ligue para a Bom Preço

É importante contar com ajuda profissional para o serviço de limpeza de coifa. É o caso da Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço, empresa que conta com técnicos habilitados e certificados para a higienização e limpeza do sistema de exaustão (dutos, coifas e exaustores), emitindo laudo técnico de acordo com as normas da Anvisa.

A equipe da Desentupidora em Porto Alegre Bom Preço realiza a limpeza de coifa por meio de hidrojateamento e/ou manualmente com uso de fibras vegetais e aplicação de produto desengordurante de alta performance de acordo com as normas específicas. Ligue agora mesmo e agende uma visita técnica. O orçamento é gratuito.